Nossos Projetos

Transformação de Processos de Negócios

O objetivo da transformação de processos é encontrar a melhor maneira do processo realizar seu trabalho. Pode significar um novo equipamento de produção, novas aplicações, nova infraestrutura de tecnologia da informação, novas abordagens de negócio, novas capacidades etc.

Os motivos para transformação de processos incluem: construir processos com foco do cliente, aumentar a produtividade, reduzir defeitos, reduzir desperdícios, garantir a sustentabilidade das operações, reduzir o tempo de ciclo dos processos, melhorar a qualidade, aumentar a capacidade, aproveitar ou desenvolver oportunidades, inovar, mudar de paradigma, reduzir risco e reduzir custo, entre outros.

A transformação de processos nas organizações pode ocorrer com base em táticas incrementais ou radicais, e sua amplitude engloba desde a implementação de melhorias até uma mudança de paradigma:

  • Melhoria de Processos – É uma evolução incremental de um processo utilizando uma abordagem disciplinada para assegurar que o processo continue atingindo seus objetivos.

  • Redesenho de Processos – Apresenta uma perspectiva holística acerca do processo ao invés de apenas seguir com mudanças incrementais. É o repensar ponta a ponta sobre o que o processo está realizando atualmente. Apesar de o redesenho resultar em mudanças significativas, elas continuam baseadas em conceitos fundamentais do processo existente.

  • Reengenharia de Processos – Diz respeito a uma mudança radical para o processo, trata de um começo “a partir do zero”. Reengenharia de processos é um repensar fundamental e um redesenho radical de processos para obter melhorias dramáticas no negócio.

  • Mudança de Paradigma – Em alguns momentos o grau de qualidade e de baixo custo é tão alto entre os concorrentes que a melhor saída é não competir, mas reinventar. Inovar é arriscar e a chave está na adoção de uma abordagem que permita criação, difusão e incorporação do conhecimento a novos produtos, serviços, processos e sistemas, possibilitando sua utilização e gestão como vantagem competitiva.
Methodus Consultoria - 2020