Falar em sistema de gestão nas organizações sem citar as certificações de acordo com as normas ISO (International Standardization Organization) é praticamente inconcebível uma vez que é referência mundial quando o quesito é certificação de gestão.
Certificações:
• Qualidade – ISO 9001, é considerada a principal, já que consegue englobar os processos mais variados de diferentes tipos de empresas;
• Responsabilidade Social – ISO 16001;
• Meio Ambiente – ISO 14001;
• Saúde e Segurança do Trabalho – ISO 45001.
Acreditações (INMETRO):
• Laboratórios de Calibração e Ensaios (incluindo Laboratórios de Análises Clínicas) – ISO 17025;
• Organismos de Inspeção – ISO 17020.
Todas as empresas que atendem às exigências da ISO e conseguem uma certificação têm em mãos uma importante vantagem, tanto parceiros quanto seu público têm conhecimento de que seus negócios têm um diferencial, um compromisso com a qualidade de seus produtos e processos. Além disso, por ser referência mundial, ao possuir uma certificação da ISO, sua empresa poderá atuar em outros países com sua qualidade sendo reconhecida internacionalmente.