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Sistema de Gestão (Certificação / Acreditação)

Sistema de Gestão (Certificação / Acreditação) é o conjunto de elementos conectados na organização de uma empresa, que têm como função atender às políticas e objetivos de gestão estipulados. Basicamente, é a maneira como se deve gerenciar o andamento de sua empresa em conformidade com o nível de gestão desejado.

Para isso, algumas etapas devem ser seguidas:

1 – Engajamento;

2 – Escolha de produtos e serviços;

3 – Defina indicadores;

4 – Métodos de coleta de informações;

5 – Acompanhamento de indicadores;

6 – Identificação e gerenciamento de riscos; e

7 – Busca pela melhoria contínua.

Falar em sistema de gestão nas organizações sem citar as certificações de acordo com as normas ISO (International Standardization Organization) é praticamente inconcebível uma vez que é referência mundial quando o quesito é certificação de gestão.

 

Certificações:

• Qualidade – ISO 9001, é considerada a principal, já que consegue englobar os processos mais variados de diferentes tipos de empresas;

• Responsabilidade Social – ISO 16001;

• Meio Ambiente – ISO 14001;

• Saúde e Segurança do Trabalho – ISO 45001.

 

Acreditações (INMETRO):

• Laboratórios de Calibração e Ensaios (incluindo Laboratórios de Análises Clínicas) – ISO 17025;

• Organismos de Inspeção – ISO 17020.

Todas as empresas que atendem às exigências da ISO e conseguem uma certificação têm em mãos uma importante vantagem, tanto parceiros quanto seu público têm conhecimento de que seus negócios têm um diferencial, um compromisso com a qualidade de seus produtos e processos. Além disso, por ser referência mundial, ao possuir uma certificação da ISO, sua empresa poderá atuar em outros países com sua qualidade sendo reconhecida internacionalmente.

Methodus Consultoria - 2020