Empresas devem garantir que os seus sistemas conversem entre si, de tal forma que setores diferentes possam trocar dados, serem mais produtivos e terem rotinas com um número de conflitos menores. Assim, as informações circularão com maior rapidez, tornando a execução de serviços mais ágil.
É muito comum que as empresas optem por implantar primeiro um sistema generalista e centralizador, como o ERP (Enterprise Resource Planning), e depois adicionem sistemas especialistas, focados em apenas uma parte do negócio, como, por exemplo, uma ferramenta para força de vendas ou programação fina da produção. É importante ressaltar que não se trata necessariamente de uma regra, já que também é possível fazer a integração entre sistemas especialistas.
A integração pode ser de mão única ou de via dupla. Existem sistemas que apenas enviam informações e sistemas que apenas recebem informações, como o BI (Business Intelligence), por exemplo. Essa integração pode ser feita de forma online ou manualmente, através de importação de arquivos.
A integração dos sistemas proporciona um impacto extremamente positivo para o negócio. O fluxo de trabalho passa a ser realizado sem intervalos ociosos ou lacunas, já que a ligação entre os processos é aperfeiçoada.
Eis as principais vantagens comprovadas dessa integração:
- Otimização de processos: deve ser realizada continuamente, para manter a competitividade em médio e longo prazo. Ao integrar sistemas, o negócio passa a possuir processos mais simples de serem otimizados.
- Melhora da performance: uma cadeia operacional de alta performance é essencial para atender clientes e parceiros da melhor forma possível. Com os setores se comunicando mais facilmente, a cadeia operacional se torna mais dinâmica, aumentando a receita e o nível de inovação.
- Redução de custos: eliminar gargalos enxuga o orçamento de processos corporativos. Nesse sentido, a integração de sistemas cria fluxos de trabalho mais simples, automatizados e elimina o retrabalho.
- Integração entre setores: ao ter serviços e sistemas integrados, todas as áreas do negócio conseguem atingir um novo grau de alinhamento estratégico. A priorização de serviços segue as necessidades da empresa, criando produtos e serviços capazes de atender às demandas do mercado.