Nossos Projetos

Indicadores de Desempenho (KPIs) / Benchmarking

Indicadores de desempenho ou KPIs (Key Performance Indicator), são usados pelas organizações para medir e acompanhar o progresso de uma meta específica ou de metas gerais. Para potencializar resultados, não basta saber o que são os indicadores, é preciso entender qual a sua importância para o negócio, alinhá-los às estratégias organizacionais e acompanhá-los. Existem diversos tipos de indicadores de desempenho, tais como de qualidade, vendas, financeiro, satisfação, dentre muitos outros.

Benchmarking é a medição e comparação sistemática dos indicadores de desempenho (KPIs) de uma organização com as maiores referências – organizações semelhantes normalmente do mesmo setor – para identificar ações e pontos de melhoria. O propósito destas ações é elevar a performance a partir da comparação com melhores práticas testadas e conhecidas baseado nas experiências dos principais players de mercado.

Portanto, o benchmarking estabelece um ponto de referência que permite às organizações compararem seus próprios níveis de desempenho com os níveis de desempenho de outras organizações. Entretanto, quando é necessário medir o desempenho das ações internas, seja de indivíduos, unidades de negócios, processos etc. em relação aos objetivos estratégicos, a utilização dos KPIs é mais indicada.

É importante que as empresas conheçam e norteiem-se em quatro princípios básicos ao aplicarem benchmarking:

  • Reciprocidade – Troca e contrapartida fazem parte do processo. Quem pergunta algo deve oferecer algo em troca;
  • Analogia – Tem utilidade somente quando for comparável e análogo com os processos da própria organização;
  • Medição — Apenas levantar os índices não basta, é necessário conhecer os processos que geraram os resultados; e
  • Validação – Não é adequado apenas copiar, deve-se considerar o contexto amplo onde as práticas foram aplicadas.
Methodus Consultoria - 2020