Esses valores deverão nortear todo o caminho da empresa, fazendo um movimento de dentro para fora, ou seja, conforme vimos anteriormente, sua equipe deve conhecer e viver esses valores. O ambiente empresarial deve respirar essa identidade no dia a dia, seu produto deve entregar o que foi prometido, o atendimento ao cliente precisa ser impecável e imprimir essa personalidade. E, claro, a identidade visual precisa estar em harmonia com suas crenças, emoções e valores.
A partir dessa reflexão e da definição do que é a sua marca, será possível iniciar essa gestão e, finalmente, começar a trabalhar o branding.
- Identidade visual – O primeiro passo para construir a imagem sua empresa é escolher que cara sua marca vai ter. Para isso, você deve definir Logotipo, Cores e Estilo visual.
- Personalidade da marca – Além dos elementos visuais do seu negócio, é importante estabelecer como será sua personalidade. Isso significa ter bem claro a forma como sua marca vai se comportar nas interações com o público.
- Brand book – Definidos todos os fatores visuais e de personalidade, é importante redigir um documento que vai servir como guia para você e sua equipe. A esse arquivo contendo todas as diretrizes sobre a marca é dado o nome de brand book (ou “livro da marca”, em tradução livre).
Utilize os elementos da marca na comunicação interna e externa:
- Sinalização;
- Uniforme e crachá;
- Material de Papelaria – Cartão de visita, envelope, pasta, manuais e etc.;
- Assinatura de e-mail;
- Frota;
- Site e Landing Page;
- Publicações, comentários e mensagens em redes sociais;
- Conteúdos no blog e em materiais complementares (como e-books e infográficos);
- Anúncios (seja em meios tradicionais ou na internet); e
- Materiais de eventos que sua marca participe.