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Branding

O trabalho com a marca é muito importante para que um negócio possa se consolidar. Em um cenário cada vez mais competitivo, os negócios que conseguem criar uma conexão com o público se destacam. E o branding é capaz de estabelecer essa afinidade do cliente com a empresa.

Essa estratégia pode — e deve — ser realizada em várias frentes. É preciso, inclusive, trabalhar a marca internamente na empresa. É necessário que, internamente, a percepção da marca seja coesa, para que seja transmitida a imagem correta às pessoas de fora da empresa.

Marca é a personalidade do negócio. Qual é a impressão que a empresa causa hoje? Quais emoções e impressões a empresa quer passar? Para entender isso, é necessário um exercício profundo de reflexão e responder algumas perguntas:

  • Qual a missão e visão da empresa?
  • Quais os seus valores?
  • Qual a sua história?
  • Quais as vantagens do seu produto?
  • Como as pessoas enxergam a empresa hoje?
  • A quais sentimentos e adjetivos a empresa é associada?

Esses valores deverão nortear todo o caminho da empresa, fazendo um movimento de dentro para fora, ou seja, conforme vimos anteriormente, sua equipe deve conhecer e viver esses valores. O ambiente empresarial deve respirar essa identidade no dia a dia, seu produto deve entregar o que foi prometido, o atendimento ao cliente precisa ser impecável e imprimir essa personalidade. E, claro, a identidade visual precisa estar em harmonia com suas crenças, emoções e valores.

A partir dessa reflexão e da definição do que é a sua marca, será possível iniciar essa gestão e, finalmente, começar a trabalhar o branding.

  • Identidade visual – O primeiro passo para construir a imagem sua empresa é escolher que cara sua marca vai ter. Para isso, você deve definir Logotipo, Cores e Estilo visual.
  • Personalidade da marca – Além dos elementos visuais do seu negócio, é importante estabelecer como será sua personalidade. Isso significa ter bem claro a forma como sua marca vai se comportar nas interações com o público.
  • Brand book – Definidos todos os fatores visuais e de personalidade, é importante redigir um documento que vai servir como guia para você e sua equipe. A esse arquivo contendo todas as diretrizes sobre a marca é dado o nome de brand book (ou “livro da marca”, em tradução livre).

 

Utilize os elementos da marca na comunicação interna e externa:

  • Sinalização;
  • Uniforme e crachá;
  • Material de Papelaria – Cartão de visita, envelope, pasta, manuais e etc.;
  • Assinatura de e-mail;
  • Frota;
  • Site e Landing Page;
  • Publicações, comentários e mensagens em redes sociais;
  • Conteúdos no blog e em materiais complementares (como e-books e infográficos);
  • Anúncios (seja em meios tradicionais ou na internet); e
  • Materiais de eventos que sua marca participe.
Methodus Consultoria - 2020