Áreas de Atuação

Nosso objetivo nos serviços de Consultoria e de Gestão é oferecer aos nossos clientes as melhores soluções, participando desde o momento de levantamento e análise dos problemas e das oportunidades até a sua efetiva implementação.

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Nossa abordagem é em etapas e, como nossas soluções são customizadas de acordo com as necessidades de cada cliente, podemos executar todas ou, eventualmente, somente algumas delas.

Diagnóstico Organizacional

Antes de iniciar um projeto, ou programa, de consultoria ou um processo de transition management, geralmente, desenvolvemos o Diagnóstico Organizacional, através da Análise SWOT. O diagnóstico tem como objetivo evidenciar problemas e oportunidades, além de permitir que o gestor tome decisões estratégicas mais assertivas. Contempla a análise do ambiente interno e externo e pode ser feito em âmbito geral ou em parte da organização. Desta forma podemos identificar as soluções mais adequadas e intervir da melhor forma para o resultado das organizações.

Gerenciamento de Projeto(s) / Programa(s)

Consiste na definição do(s) projeto(s) e/ou programa(s) – grupo de projetos relacionados e gerenciados de forma integrada – que compõem a solução, e no seu gerenciamento – desenvolvimento e implementação, não só cumprindo prazos, orçamentos e escopo, mas garantindo, também, que os objetivos da solução estejam alinhados com os objetivos estratégicos do negócio.

Gerenciamento da Mudança

A mudança normalmente advém de uma reação a problemas ou oportunidades específicas que a organização encontra, com base em estímulos internos ou externos. Embora a noção de se tornar “mais competitiva”, “mais próxima do cliente” ou “mais eficiente” possa ser a motivação para mudar, em algum momento esses objetivos devem ser transformados em impactos reais nos processos, sistemas, funções de trabalho e/ou estruturas da organização. Em última análise, são as pessoas da organização que precisam mudar a forma como fazem seu trabalho. Se essas pessoas não tiverem sucesso em suas transições pessoais, se elas não aprenderem e adotarem uma nova maneira de trabalhar, a iniciativa pode não alcançar o resultado esperado.

O gerenciamento da mudança tem como principal objetivo aumentar a probabilidade de sucesso das soluções que envolvem mudanças nas organizações, fornecendo uma abordagem estruturada para preparar, equipar e apoiar os indivíduos da organização a migrar de seus estados atuais para seus estados futuros.

Transition Management

Trata-se da alocação de executivos profissionais, com larga experiência em posições de liderança nas diferentes áreas da administração, para períodos ou projetos predefinidos, com duração, em média, entre 6 e 24 meses. É uma solução organizacional imediata para as empresas, alcançando abrangência, profundidade e isenção na atuação. É um princípio, nos deveres do transition manager, a preparação das lideranças e de profissionais internos para assumirem a continuidade dos projetos, evitando possíveis dependências futuras. Sua expectativa profissional não é de continuidade no vínculo, mas, prioritariamente, a realização do projeto contratado.

Como exemplos de situações práticas onde o Transition Management pode ser exercido, podemos citar:

  • No gerenciamento, em tempo parcial, de áreas ou processos em que não é recomendável, inclusive por custos, a empresa manter estrutura interna fixa;
  • Em processos de transição para a profissionalização da gestão em empresas familiares;
  • Em ciclos de crescimento da empresa, quando a necessidade de fortalecimento da estrutura organizacional é imediata;
  • No gerenciamento de crises e reestruturação;
  • Na instalação de novas unidades de negócios, aquisições, vendas, fusões e startups;
  • Na cobertura de vagas executivas; e
  • Na preparação de sucessão.
Methodus Consultoria - 2020